Discussões e brigas: o que diz a Palavra de Deus?


Pois bem, pedi a Deus que me orientasse sobre a divulgação e pregação de sua Palavra e no final de 2012 Ele falou ao meu coração sobre a utilização de meu blog Leituras Diversa. Confesso que até o momento isto não havia ocorrido, ou mesmo não compreendia esta possibilidade neste blog de formação de professores e alunos, ainda que o nome do blog contemplasse vários assuntos. Até que após uma grande provação Deus falou ao meu coração para abrir links para a sua Palavra online, divulgar o ministério de patrocinador da Igreja de que faço parte e foi isto que fiz incluindo outras páginas e blogs.
Hoje, dia 01/01/2013 logo no começo da manhã teci uma discussão em vão sobre religiosidade, meras opiniões e a Palavra de Deus. Cabe dizer que esta virada de ano foi a primeira em que vivi dentro da Igreja com meu marido e cunhada. Foi uma experiência nova e vitalizante! Mas com os mesmos a discussão inócua aconteceu...
A falta de escuta, reconhecimento da ignorância, a generalização, arrogância e busca na Palavra de Deus nos levou a tudo isto... até que dentro de mim não tolerei mais esses blá blá blá me afastei e não prossegui com eles para a casa de meus pais. Optando por investigar e conhecer mais sobre aquilo que sei aquilo que falei e aquilo que preciso saber sobre a vida de acordo com os mandamentos do Senhor, apesar de minha irritação, exaltação e das palavras que proferi mesmo sem ter o pertencimento delas como um palavrão “leve” e “cara”. Não é hipocrisia, mas não as uso normalmente somente quando quero sacudir e ofender.
Então, na Palavra de Deus fui à busca de não participar de discussões que em nada nos edificam, pois são insensatas e desnecessárias. Minha bíblia já estava marcada no livro de Eclesiastes 9. 8 estudado na noite passada e fui atraída pelo capítulo 8 cujo título era “A Obediência Devida ao Rei”.
Parte superior do formulário
Eclesiastes
8:1 QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
8:2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
8:3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.
8:4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?
8:5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
8:6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
8:7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
8:8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
8:9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.
8:10 Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vaidade.
8:11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.
8:12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.
8:13 Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.
8:14 Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade.
8:15 Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
8:16 Aplicando eu o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que há sobre a terra (que nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos);
8:17 Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender.
Logo, tive vontade de enviar um SMS (mensagens pelo celular) continuando sobre o que fora discutido a partir desta Palavra lida, mas refleti e vi que só continuaria a discussão, ainda que a evidenciasse na Palavra de Deus! E além do mais só seria uma oportunidade de continuar meu instinto, desejo de debate, sem dar ouvidos a acusações de “querer abrir a cabeça dos outros”.
Fui buscar na bíblia de estudo orientações sobre: discussão, discordância, briga e não encontrei na parte de Concordância.

Resolvi buscar pelo Google sobre o que a bíblia diz sobre brigas e discussões, encontrei este post abaixo no Diário da Hora Silenciosa:

O que a bíblia diz sobre brigas e discussões

17/11/2011
Nova Versão Internacional
O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão. Provérbios 15:18
Quando se manda embora o zombador, a briga acaba; cessam as contendas e os insultos. Provérbios 22:10
O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias. Provérbios 26:21
Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda. Provérbios 17:14
Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas. Provérbios 17:1
As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites. Provérbios 18:6
Como alguém que pega pelas orelhas um cão qualquer, assim é quem se mete em discussão alheia. Provérbios 26:17
Pois assim como bater o leite produz manteiga, e assim como torcer o nariz produz sangue, também suscitar a raiva produz contenda”. Provérbios 30:33
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Romanos 13:13
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:12
Nossa! Esses versículos caíram feito uma luva e ainda fomentavam a vontade de dispará-los para meus interlocutores, mas resisti e ponderei. Afinal, de que me adiantaria isto!? Se eu mesma falei que ouvir também era prudente e sábio.
O Espírito de Deus me levou a ler Rm 8. 18-30 sobre As primícias do Espírito. Esperança, intercessão, eleição.
8:18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
8:19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
8:20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
8:21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
8:22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
8:23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
8:24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
8:25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
8:27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
8:29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
8:30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.  Parte inferior do formulário
Pensei também em publicar minhas anotações dos cultos, mas pelo visto Deus me levou a publicar minhas vivências e estudos como forma de te falar sobre a contradição humana e a busca pela perfeição, verdade, explicações e paz em Deus.

Ec. 8:17 Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender.
Agradeço a Deus e aos meus familiares por esta oportunidade de buscar na Palavra de Deus orientações para a santificação da minha vida.
Fontes:
Bíblia Online powered by ICristãos. INTERNAUTAS CRISTÃOS. Disponível em: < http://leiturasdiversas-amfrc.blogspot.com.br/p/biblia-online.html>. Acesso em 01 jan. 2013.
BÍBLIA SAGRADA com 1880 comentários do Missionário R. R. Soares. 1ª Ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012. 2448p.
OMARTIAN, Stormie. A Bíblia da mulher que ora NVI; tradução dos artigos e das meditações por Neyd Siqueira. São Paulo: Mundo Cristão, 2009.
O que a bíblia diz sobre brigas e discussões. In: Diário da Hora Silenciosa: Meditação na Palavra de Deus. Disponível em: <http://diariohorasilenciosa.wordpress.com/2011/11/17/sobre-brigas-e-discussoes/>. Acesso em: 01 jan. 2013.

Comentários

  1. valeu, vai me ajudar muito, que Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou mto,obrigada Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa sempre há discursoes e eu acabo caindo na mesma armadilha de debater. Mas estou aprendendo a ficar calada porque aprendi também que não mudamos uma pessoa e sim o Espírito Santo. Então entrego o meu problema nas mãos de Deus e espero o seu agir. É complicado mesmo sabendo q você está certa e o outro errado ou que vc quer dar sua opinião. Não vai adiantar porque quem começou a discutir vai defender sua opinião. Então vai ser em vão. Só Deus mesmo para mudar com o nosso testemunho. Quem nos conhece e vê as mudanças verá que somos de paz e mudará seu comportamento. Parece impossível mas pra Deus não. É só confiar! Que a Paz de Deus esteja conosco sempre!

    ResponderExcluir
  4. Cada um de nós temos uma maneira de interpretação.
    Eu respeito a opinião dos outros e desejo que respeitem a minha. Ninguém é obrigado a pensar como eu.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom teu post. Eu também já vivi ambiente de extrema discussão, briga e depois mágoas e ressentimentos, algo tão devastador que teve consequência na vida dos filhos. Depois de sentir na pele a disciplina de Deus pelas dores e agruras da vida, comecei a refletir sobre qual minha responsabilidade em tudo isso.Concluí que precisava cessar toda a discussão com o silêncio, com o não revidar, não defender mais minhas "razões". O resultado foi paz e um processo de aprendizado sobre como conversar, o que falar e o que não falar, o que importa e o que não importa, o que é mais importante na vida e, como disse alguém acima, nós não mudamos ninguém, só Deus muda - isso foi fundamental. Aprendi a ouvir e contar até 10 antes de responder, geralmente quando chega no 5 já não quero dizer nada, até que a tempestade passe e, depois, muitas vezes não resta nada a dizer, só perdoar e orar pela outra pessoa. Agora estou no proceso de entender como isso deveria funcionar na igreja, então é outra história, por isso chequei até aqui em teu blog. Muito agradecido por tua contribuição.

    ResponderExcluir
  6. sinceramente já faz tanto tempo que não sei o que É paz dentro da minha própria casa. Meu pai, minha mãe e meus irmãos; são minha familia, como posso querer discutir com eles sabendo que mesmo estando certo ou errado, eu estarei errado, pois no momento em que passamos discutir estamos errado porque o discussão é diferente da conversa dentro de um lar familiar ou em qualquer lugar. Não importa o que façamos, estaremos sempre errados, pois ao contrário, eles iriam me ouvir e aceitar ou vice - versa. Mas com o tempo aprendi que eu e quem era a principal pessoa errada no meio das brigas, pois estava colocando mais lenha na fogueira e cada vez mais as brigas eram constante. Mas hoje aprendi que o silêncio vale mais do que mil palavras e, que buscar o senhor nos momentos de angústia não adianta muito pois Deus não quer que nos ó busque apenas nesses momentos de dificuldade, mas sim nos momentos mais alegres de nossa vida. Se o buscarmos nos momentos mais alegres, Deus não vai permitir que coisas mas venha nos acontecer e deixar que os momentos alegres passem assim como a nuvem num determinado momento estar enfeitando o céu com suas formas e logo se desfadesfaz.
    Foi muito bom ter lido este blog e os comentários. Espero que cada vez mais pessoas possam postar assuntos como este pois poderá ajudar muitas pessoas assim como percebi que muitas pessoas ao ler o que foi publicado gostaram e comentaram a respeito das discussões. Só tenho a agradecer.

    ResponderExcluir
  7. Aqui tamos em paz senhor Jesus Cristo aquele que morreu na cruz pôr nós a poder fazer milagres...onde reina deus TD vai bem... amém

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este testo,

    confesso que ainda estou recente a uma discussão tão boba com cunhadas que virarão no seu irmão e disseram a ele para ele as ESQUECER. Nossa quanta crueldade de irmãs..

    Será que é errado pedir a elas para me darem a conhecer sempre que os filhos vão para minha casa principalmente nos dias de semanas?porque dias de semana só estão os meus filhos menores, a mas velha tem 13 anos, e de manhã eu já deixo o almoço dos meus filhos feitos e se aparecer mas alguém em minha casa e na minha ausência eu já fico preocupada em saber o que essa pessoa vai comer, por falar isso fui chamada de HIPÓCRITA...
    Por dizer que quando se oferece algo em alguém é feio o receptor fazer comentários triste que desmoralizam a pessoa que esta oferecer. por falar isso fui chamada de HIPÓCRITA...
    Será que as esposas não podem dizer nada na família que é errado?

    Seriamente preciso de alguém com princípios Bíblicos, alguém que esta em Cristo e me possa dizer o certo e errado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rio na Graça: AO VIVO - IIGD MADUREIRA